sexta-feira, maio 29

Radiohead Discografia




Radiohead é um grupo de rock alternativo, considerada uma das mais importantes bandas de rock na actualidade.

Quando Thom Yorke foi ouvido pela primeira vez em rede internacional, com o megasucesso Creep, do disco Pablo Honey, gritando Im a creep, Im a weirdo, what the hell am I doing in here?, enquanto Jonny Greenwood rasgava o som com sua guitarra nervosa, nenhum crítico musical parecia dar valor a seu talento; todos imaginavam Radiohead como uma das milhares de bandas de um sucesso só, que surgiam uma atrás da outra na sombra do conhecidíssimo Nirvana. O reconhecimento artístico de valor só foi alcançado com o cd The Bends, o último cd da banda a manter o som mais focado no rock, sem as ousadias artísticas que viriam nos próximos discos. Fake Plastic Trees se tornou rapidamente sucesso internacional, sem deixar de lado o valor musical sério, e disputa com Creep a música mais famosa da banda até hoje.

O álbum OK Computer, de 1997, marca o amadurecimento musical da banda e, simultaneamente, a divisão de águas do rock moderno. Seu clima completamente soturno e depressivo e seus arranjos meticulosos, ousados e complexos colocaram a banda ao lado das consagradas Pink Floyd e até mesmo The Beatles.

Depois de três anos sem produção nenhuma, eles chocam o mundo musical com o sombrio disco Kid A, cheio de experimentos com música eletrônica e praticamente sem guitarras, logo seguido pelo Amnesiac, melancóolico e ousado. Foram dois álbuns conceituais um tanto mal-recebidos pela crítica, ainda assustada com tanta inovação. Ao longo do tempo, de qualquer maneira, os álbuns montaram uma legião de fãs e hoje já são vistos como divisores de águas do mundo musical.

No mesmo ano de Amnesiac lançam I Might Be Wrong - Live Recordings, primeiro disco ao vivo da banda, que só é seguido em 2003 pelo conceitual, poético e anti-bélico Hail to the Thief, último disco da banda até hoje.

Os grandes sucessos da banda incluem Creep, Anyone Can Play Guitar, Fake Plastic Trees, High And Dry, Just, Street Spirit (Fade Out), Karma Police, Paranoid Android, No Surprises, Everything In Its Right Place, Idioteque, How To Disappear Completly, Pyramid Song, I Might Be Wrong, There There, Go To Sleep, e 2+25.

O Radiohead freqüentemente é apontado como influência das novas bandas britânicas, como Coldplay, Travis, Bloc Party, Muse e Keane. No Brasil influenciam bandas como o Gram.

Discografia:

Pablo Honey - partes 01 e 02
Ok Computer - partes 01 e 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele importa muito e estimula a tchurma do depósito a continuar no G.R.A.U!