domingo, maio 10

O Eremita - entrevista



Tracklist:

01 - Fazendo as minhas paradas
02 - Caneta Mágica
03 - Meu Objetivo tem alma
04 - Beats & scratchs
05 - A luz do Vagalume
06 - Sensimilla (feat.Stranjah)
07 - Scratchs & beats
08 - Heroi Improvisado
09 - Caminhando além das Montanhas de Concret



Depois de conhecer o som do Eremita através de brothers, e do fato dele ter chamado atenção logo de cara decidi tentar fazer um contato com o cara e fazer uma entrevista com ele.
Logo consegui contato com o Vouglas que foi muito firmeza e trocou uma idéia com o Depósito que você confere agora.

Depósito66: Primeiramente a galera que colabora e lê o Depósito quer agradecer a sua contribuição falando sobre o seu álbum aqui pra gente!

De antemão queria dizer em nome dos brothers do Depósito e amigos da Zona Norte de Sampa parabéns pelo ótimo trabalho apresentado no álbum "Caminhando além das montanhas"!

Vamos as perguntas:

Depósito66: Porque O Eremita?

O Eremita: Então, ja começo agradecendo a todos pela consideração de ouvir e propagar o som!

Enfim... é bom ki a pessoa saiba oq é um Eremita antes de me perguntar o pq do nome... no meu caso... vidas passadas bota fé...he he!?!  digamos ki o lance do Eremita pra mim é analizado pela leitura do Tarô... ( pra quem não sabe oq é tarô, melhor pesquisar antes de perguntar sobre O Eremita ) O Eremita é o "9° Arcano" do tarô, a carta de numero 9,  e existe toda uma simbologia por tras dela, ki resumindo fala sobre a eterna busca pelo conhecimento e o isolamento ou reclusão do ser para melhor compreenção de sua existência... por isso o cd tem 9 faixas e sempre trabalho com a numerologia baseada no numero 9... mas a parada vai bem além disso! este é apenas um dos aspectos que o nome Eremita reflete em mim!

 

Depósito66: Em que bandas você se inspirou para compor o trabalho do álbum?

O Eremita: Se eu colocar Musica, Inspiração e Influências na mesma idéia, vou falar disso pra sempre... he he, porém, talvez corra o risco de citar um artista novo a cada vez ki fosse me repetir, então acho ki nesse trampo é claro que fluiram as influências sonoras do reggae e do hip hop; mas a muito tempo venho me influênciando de forma consciente ou não, mais das Idéias e Ideaís contidos nas canções do que no rotulo da musica... claro que considero as bandas e suas tragetórias, mas considero mais as palavras certas, ditas nos momentos certos, independente de quem as diga! e é isso que eu busco nos artistas e nas bandas, as palavras certas pra mim! e quando encontro, isso me inspira!

 

Depósito66: Como é a cena do rap, e do reggae em minas, mais especificamente Uberaba sua cidade?

O Eremita: Então... acho que hj em dia a cena Cultural alternativa vem ganhando espaço sim em outros estados fora do eixo rio, sp... e isso inclui as cidades do interior tbm, acredito que o interior especificamente falando, vem sendo uma valvula de escape para o crescimento da cultura hip hop, crescimento esse naum muito organizado diga se de passagem, exemplo disso é o Racionais vir fazer shows aqui na cidade 3 vzs no mesmo ano com média de publico acima de 2.000 pessoas, varios outros profissionas do rap vindo tocar aqui... isso é legal, em contra partida agente aqui local que corre todos os dias tbm fazendo um som honesto , mal consegue espaço pra tocar... seria isso a amplificação da panela!? na real se for tbm to nem ai... eu quero mais é fazer minha parte! e se o som chegou até vcs é pq esto caminhando na direção certa...

O Lado reggae da coisa... cara Ja por esse lado venho tento mais oportunidades de expor minhas idéias... oq falar do reggae!? mesmo quem naum gosta se simpatiza... aqui é uma cidade universitaria, muita gente jovem e de varias localidades diferentes, o reggae raiz mesmo vem ganhando espaço ultimamente por aqui assim como no resto do mundo, oq é roots ou oq é só modinha só o tempo vai dizer, mas as festas estaum acontecendo, a galera vem correspondendo, a tendência é o crescimento... hj o reggae aqui vem tendo cadeira cativa nos eventos, seja de rap, de eletronico... enfim sempre tem uma uma pista, ou uma tenda reggae... e eu to na area , como eu disse naum importa o rotulo e sim as palavras...

Depósito66: Como você define o estilo do seu som, já que ele passa pelo reggae, rap e alguns elementos do Dub eletrônico?

O Eremita: Eu defino como positivo... positividade é a palavra! eu uso a vibração que a história ao redor do reggae molda em sua musicalidade, eu uso a métirca do rap, pq foi ela quem me apresentou o mundo ao qual eu escolhi fazer parte... outros elementos ou estilos como o dub, jazz, o respeito , o amor... ajudam a moldar oq seria esse tal "estilo" que na falta de uma classificação; o rotulo que me vem sempre a mente é Positivo!

Depósito66: Quem trabalhou com você nesse álbum ? A produção é independente?

O Eremita: Sim a produção é independente... a distribuição de cds tbm é feita por 2 selos Independentes de MG (Beats Rimas & Derivados - Incêndio discos)

Nesse trabalho eu fiz todos os beats, rimas e composições, exeto o beat a luz do vagalume feito pelo meu cumpadi Quasenada (Familia 3dfato)

meu outro cumpadi Puf (Cap.Caverna / Familia 3dfato) fez alguns apoios e vozes extras, teve tbm a participação do selecta e Mc Stranjah (Moaambessa sound system) na faixa sensimilla , contei tbm com meus parceiros da familia U-Ganga sendo Rasphael na escaleta e Manu joker nas percussões, e por fim agradeço a paciência do Paçoca do unimusic na hora de gravar as percussões ( unica captação feita fora do eixo dos studios "É precario + é loko & Abissal produções )

Depósito66: Desde de quando O Eremita está nos palcos? Como surgiu o grupo?

O Eremita: Cara ja venho caminhando pela cultura hip hop desde 1992... comecei como b.boy na época da estação são bento do metro em sp, me mudei pra MG em 1994/95 e comecei a discotecar como dj;  em 1997 comecei a rimar em um projeto conhecido como "3DFATO"... em 2002/03 voltei a morar em sp, eis que o "Eremita" se apresenta a mim dentro de um momento onde buscava minha identidade sonora de forma mais individual... 2008 de volta as Minas Gerais hora de rever os amigos e botar os projetos em dia... fevereiro de 2009 1° Trabalho sonoro O Eremita nas ruas nos formatos CD / R$ 5 & MP3 / free...

Depósito66: Seu álbum está disponivel para Download completo, qual sua opinião sobre distribuição de músicas na internet?

O Eremita: Mente no passado e olhar no futuro!?!

Cara quando comecei a ouvir rap, sabia que tinha de fazer rap... naum sei pq, mas desde o começo naum foi o fator grana que me conquistou, até pq grana no rap kd? onde? quem tem!? los gringos!??!  foram as palavras... e da mesma forma que eu queria ouvir, hj eu quero falar! e se eu sinto a necessidade de me expressar... naum vou esperar alguem me pagar por isso... minhas idéias são gratis e eu sempre grato a quem acredita nelas! é lógico que quero vender cd.. mas a vontade de expor minhas idéias, palavras vem antes disso e assim me sinto feliz; entaum essa ordem naum deve ser alterada no meu caso... downloads frenéticos na parada! outro lance bem legal é respeitar quem pensa diferente! mas sempre agir conforme o seu entendimento...

Depósito66: Onde costuma tocar? Que cidades já visitou para tocar? Quando teremos O Eremita em São Paulo?

O Eremita: O Eremita acaba se moldando de uma maneira eclética entre varias ramificações sonoras, visto que a maioria dos palcos por onde venho me apresentando são cenarios alternativos para o rap... como Shows de rock, Festas eletronicas com espaços roots, Reggueiras, Teatros e até mesmo bares e Pubs de classe média alta e é claro as ruas, porém raramente as ruas e eventos ligados unicamente ao rap!?! pq!?! ja que meu som vem das ruas!? eu gostaria de saber? enfim... eu quero mais é plantar positividade por onde eu for!

Nesses ultimos anos a musica tem  me levado por ai... São Paulo, Ribeirão Preto, Franca, Brasilia, Belo Horizonte, Uberlandia, Araguari, Araxa, Uberaba enfim novato no asfalto né! mas a semente foi plantada agora, tem de esperar um pouco pra colher né...

Como minha familia toda é de SP to sempre colando por ai... o lance é descolar um contratante , coisa ki ainda naum fluiu, mas vai rolar... a idéia n°1 era dexavar a palavra...  ja esta em ação o resto é consequência!

Depósito66: O que você está ouvindo no momento? Curte a cena de Hip-Hop do rio (Bnegão, Black Alien, Quinto Andar, Deleve etc)?

O Eremita: Cumpadi eu escuto muito reggae, muito mesmo... he he, ouço jazz rap dos anos 90, Funk In soul anos 70, e muita musica Independete, Independentemente de estilo... Cena Carioca!? Po certeza ki curto né... não tem como negar o talento e qualidade que a musicalidade de la vem transpondo... bnegão, black alien, D2 enfim planet hemp, a rapaziada mais nova como o shawlin, Aori, mateus pinguim, marechal etc... né, faz parte da minha história de vida tbm... a musicalidade do rio naum só focada no rap, mas no geral é muito consistente ta ai um estado, uma cidade, uma cultura ki tbm to afins de conhecer!

Perfil de Vouglas:

Nome: Vouglas O Eremita

Idade: 31

Profissão: Musico / Poeta

Cidade: Natural de SP/SP Coração em MG!

Depósito66: Deixe uma mensagem para seus fãs de Sampa!

O Eremita: Devo dizer que apesar de pouco tempo com um trabalho sonoro nas ruas ja estou colhendo o resultado disso; e naum é financeiramente falando, e sim de uma forma mais grandiosa... disse a vcs que estava aki a plantar palavras, palavras essas de incentivo, amor, prosperidade, verdade, respeito, lealdade... e é isso que eu venho colhendo de volta no meu dia a dia... o resultado disso é que ao invés de conquistar fãs venho conquistando amigos... e é essa mensagem que eu deixo a vcs, em breve terei oportunidade de me expressar olho a olho... positividade a todos! assim me disse JAH... assim digo a mim mesmo todos os dias!

 

Valeu Vouglas espero acompanhar seu show aqui em SP e arrastar uma galera pra conhecer seu som ao vivo.

Contatos:
myspace 

fone - (034) 88338522 - 91497088

O Eremita na Last.fm

7 comentários:

  1. Muiito bom o blog parabéns pela entrevista...
    Demais o som!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM O PROPÓSITO DO BLOG!
    SUCESSO!

    SE PUDER ME INFORMA COMO COLOCA ESSE TITULO DESLIZANTE!

    OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  3. Ai mano legal em, foi atraz do cara e o entrevitou show mesmo parabens.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. podecre hein loco o som cara
    parabens post legal

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela entrevista!


    http://infonews2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. isso Lex...esse som achei dunada...mais o car amanda bem apresentei ao Alex..o qual tb achou mto loko e correu atraz do Vouglas o grande poeta....isso ae parabens Vouglas...pelo trabalho e mto sucesso..aguardamos aqui seu som ao vivo como vc disse expressar o som nos olhos...e nois..abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ele importa muito e estimula a tchurma do depósito a continuar no G.R.A.U!